A segunda metade do século XIX foi um momento de profundas transformações na fisionomia do ambiente sociocultural europeu. Este cenário consolida uma nova cosmovisão, que se contrapõe ao sentimentalismo predominante nas artes durante o século anterior. É bem verdade que Castro Alves, na poesia, e Manuel Antônio de Almeida, na prosa, prenunciam um pouco dessas transformações literárias.
Com referências em novas concepções científicas, a Literatura apresenta mudanças. Teorias como o Socialismo, de Marx, o Determinismo, de Taine, o Positivismo, de Comte, e o Evolucionismo, de Darwin, imiscuem-se nos textos literários.
Características Literárias
>> objetividade
>> racionalismo
>> análise descritiva dos problemas da vida
>> retrato psicológico das personagens
>> linguagem equilibrada
>> detalhismo
Marco inicial
No Brasil, o marco inicial do Realismo é o ano de 1881, quando ocorre a publicação de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', romance de Machado de Assis (1839-1908). O público leitor da época, acostumado ao modelo romântico, ficou impressionado com a irônica narrativa póstuma de uma personagem da burguesia brasileira repleta de ironias finas e humor velado, denunciando a hipocrisia da época. Mais do que isso, Machado adentra nos porões da existência humana, abordando assuntos intrínsecos a todos os homens.
'Memórias Póstumas' ganhou uma adaptação cinematográfica no ano 2000, dirigida por André Klotzel |
Naturalismo
Tendência do Realismo, o Naturalismo propõe uma descrição objetiva dos fatos sociais, enxergando o ser humano como um produto biológico. Nessa ótica, o comportamento humano é compreendido como o resultado da pressão social e da hereditariedade. Em outras palavras, os instintos – despertados pelas condições sociais – impulsionam as pessoas.
Marco inicial
Semelhantemente ao Realismo, o Naturalismo teve seu marco inicial no ano de 1881, quando da publicação da obra 'O Mulato', de Aluísio Azevedo (foto). Na época, a obra chegou a ter uma repercussão superior ao livro machadiano 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'. Vale salientar que no Brasil o público já estava, de certa forma, familiarizado com a estética naturalista, até mesmo por causa da publicação de 'O primo Basílio' (1878), do português Eça de Queirós, que teve grande repercussão em solo tupiniquim.
Características Literárias
>> objetividade
>> forte influência do darwinismo
>> a realidade é apresentada de forma científica
>> romance de tese
>> linguagem coloquial
>> detalhismo
>> aspecto sexual
Principais autores
Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Rui Barbosa, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Manuel de Oliveira Paiva e Inglês de Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário